Baixa na taxa selic: uma boa oportunidade para investir na previdência privada?

A Taxa Básica de Juros, também conhecida como taxa Selic, é uma das principais responsáveis por alterações no crédito, juros e investimentos no Brasil. No entanto, atualmente a taxa Selic está no nível mais baixo desde sua criação no ano de 1996.


A taxa Selic para o ano de 2020 está estipulada para 2,00% e hoje (17/08/2020) ela se encontra em 2,03%.


Por isso, você que já é nosso cliente ou que está pensando em contratar um plano de previdência privada, deve entender como a Selic influencia nesta decisão. Quer saber mais? Então continue acompanhando! 


O que é a taxa Selic? 


A Selic é a sigla do órgão do Banco Central, e significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Pode parecer complexo, e na realidade é mesmo: todos os dias esse Sistema realiza cálculos complexos em operações de vendas de títulos públicos entre bancos privados.


O principal objetivo da Selic é medir e, principalmente, oferecer controles à inflação no Brasil. 


Já a taxa que é chamada nos jargões técnicos de “Selic Meta” é estipulada durante as reuniões do Comitê de Políticas Monetária. É ela a principal responsável por ditar o rumo dos juros cobrados nos cartões, financiamentos, empréstimos e em diversas outras áreas da economia. 


Dessa maneira, a baixa da Selic é um dos sinais de crescimento da economia para o ano de 2020. No entanto, essa baixa também significa rendimentos mais baixos para quem investe apenas em títulos de Renda Fixa.


Afinal, a Renda Fixa é composta principalmente por títulos públicos (que têm seus rendimentos atrelados à Selic).

 

Como a Selic influencia nos planos de previdência privada?


Antes de contratar uma previdência privada, é necessário responder algumas perguntas para definir qual é o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado). 


Se você possui um perfil identificado como conservador, isso quer dizer que você não deseja correr riscos, dando preferência para a estabilidade. Nesse caso,  o seu dinheiro e aportes mensais serão destinados para fundos de menor riscos, ou seja, na Renda Fixa! 


Então quer dizer que o seu dinheiro não vai render? 


Não! A única diferença é que os rendimentos estarão num ritmo mais lentos. 


No entanto, é importante ressaltar que a previdência privada é um investimento com o objetivo de longo prazo. Por isso, mesmo que os seus rendimentos sejam menores, a taxa Selic poderá voltar a subir e entregar rendimentos mais interessantes. 


Como continuar com bons rendimentos na Previdência Privada durante a baixa na Selic? 


A baixa na taxa Selic criou uma nova demanda por Previdências Privadas arrojadas, que não alocam os investimentos apenas na Renda Fixa — as previdências de Fundo de Fundos (FoFs).


O que são os Fundo de Fundos (Fofs)?


De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários, os FoFs mantêm, no mínimo, 95% do patrimônio investido em cotas de fundo de investimento de uma mesma classe. Contudo, os FoFs de multimercado, podem investir em cotas de fundos de diferentes classes (Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Globais). 


Então, as previdências de FoFs de multimercado entregam uma carteira de ativos completos e diversificados, sempre focando os rendimentos no longo prazo. 


Além disso, muitos dos fundos dos FoFs de multimercado são apenas para investidores qualificados (com altos valores investidos). Portanto, o acesso a esses fundos qualificados, torna-se possível por meio do fundo de fundos.

 

Conheça as opções estratégicas que o Grupo TGL preparou para você


Pensando em suprir a necessidade de investidores que buscam uma previdência privada mais personalizada durante a baixa da taxa Selic, o Grupo TGL disponibilizou opções de FoFs exclusivas para seus clientes. 


Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de especialistas. Vamos te enviar um questionário para identificar qual é o seu perfil de investidor, quais são os seus objetivos e qual é a sua realidade financeira. Com isso, iremos elaborar uma solução 100% personalizada de acordo com as suas necessidades!


Confira algumas das fontes utilizadas como referência para a produção deste artigo:


https://conteudos.xpi.com.br/guia-de-investimentos/relatorios/superprev-o-fundo-de-previdencia-que-faz-da-sua-aposentadoria-um-sonho/


https://www.melhorcambio.com/taxa-selic


https://blog.brasilprev.com.br/portal-de-conteudo/taxa-selic-como-ela-afeta-os-rendimentos-da-previdencia-privada/