O que é um fundo de ações e quais suas vantagens?

O que é um fundo de ações e quais suas vantagens?

Se você tem interesse pela área de investimentos financeiros, provavelmente já ouviu falar sobre os fundos de ações. 


Para quem deseja investir na bolsa de valores, mas sem adquirir de forma direta ações de empresas, esta forma de investimento é uma excelente alternativa. 


Quer entender melhor como funciona um fundo de ações, como investir e quais as vantagens e desvantagens desta forma de negociação do mercado financeiro? Continue a leitura do artigo! 


Como funciona esta forma de investimento?


Para investidores que desejam apostar na bolsa de valores de uma forma mais simplificada, sem operar de forma direta no pregão, o fundo de ações é uma ótima alternativa. 


Nesta forma de investimento, assim como outros tipos de fundos, os de ações são realizados por meio de um investimento coletivo, sendo que o recurso de vários investidores são aplicados em conjunto no mercado acionário. 


A soma do investimento coletivo dos investidores compõe o patrimônio do fundo, ou seja, o fundo ações funciona semelhante a um condomínio, onde os custos e benefícios são divididos igualmente entre os envolvidos. 


Como investir?


Nesta forma de negociação, quem toma as decisões e é responsável por executar todas as estratégias de direcionamento de recursos não é o investidor, e sim um gestor profissional ou equipe especializada. Dessa forma, o investidor aplica o dinheiro, e o gestor, com um amplo conhecimento do mercado faz a negociação. 


Logo, se você está começando a investir no mercado financeiro e procura por uma alternativa que traga uma rentabilidade maior que a dos investimentos tradicionais em renda fixa, a estratégia de fundo de ações é ideal.


Os fundos de ações funcionam como uma carteira de ativos de renda variável, o que significa que, dentro de um grande grupo de fundos, há uma enorme variedade de carteiras. Cada uma pode apresentar um desempenho diferente, em função da estratégia e gestão aplicadas. Por isso, contar com o auxílio de um gestor para investimentos é tão importante. 


Quais as vantagens do fundo de ações? 


Como qualquer tipo de investimento, há vantagens e desvantagens, e no fundo de ações não é diferente. 


Se você é um pequeno investidor, ou é iniciante na área, esta forma de investimento é excelente, pois é possível aprender muita coisa e ainda ter o auxílio de um especialista. Além disso, outras vantagens são: 


  • facilidade na compra e na venda de ações;
  • alguns fundos pagam dividendos, sendo uma opção interessante na questão da renda passiva;
  • há um maior potencial de rentabilidade comparado a outras formas de investimentos, principalmente os de renda passiva.



É bom destacar que toda forma de investimento possui riscos. Dessa forma, se você não possui muito conhecimento no mercado de ações ou tempo, contar com o auxílio de um profissional especializado trará maior segurança para suas negociações. 


Investir em fundos de ações por meio de corretoras apresenta várias vantagens, como a confiança nos profissionais, atendimento e estratégia personalizados, o suporte e materiais oferecidos, além da conveniência e nas negociações de acordo com o seu perfil do investidor, seja ele arrojado ou conservador. 


A TGL consultoria é ideal para você, trabalhamos com serviço personalizado para qualquer perfil de investidor. Entre em contato conosco para mais informações.