Corretor de Seguros: 3 desafios da profissão em meio à pandemia

Durante os últimos meses, todo o Brasil foi forçado a declarar o estado de quarentena devido à chegada do coronavírus. Por isso, praticamente todos os setores do mercado foram afetados e obrigados a inventarem novas formas de continuar exercendo suas atividades. 


E com as corretoras de seguro não foi diferente: os corretores se viram obrigados a elaborar novas formas de atender as demandas do seus clientes. 


Pensando nisso, vamos abordar quais são os desafios dos corretores de seguros em meio à pandemia. Continue acompanhando!


Oferecer soluções completas


Ainda é comum encontrar corretores que preferem se especializar na venda única e exclusiva de um ou dois produtos de seguros. No entanto, o segmento de seguros é bastante amplo e pode oferecer uma série de soluções personalizadas para os clientes. 


Por isso, não é indicado que você se especialize apenas na venda de planos de saúde ou de automóveis, por exemplo. Muitas vezes, um cliente pode possuir outras necessidades, como um plano odontológico, ou mora em uma residência própria e pode precisar de um seguro residencial. 


Durante o cenário de pandemia, é possível notar o crescimento do mercado de seguros de saúde, empresarial, financeiro e planos de aposentadoria privada. Por outro lado, também é possível avaliar a queda exponencial dos seguros viagem. 


Por isso, o corretor de seguros deve garantir um conhecimento amplo dos meios em que atua para garantir soluções completas e personalizadas para todos os clientes. 


Otimizar o modelo de vendas


Outro desafio que deve ser enfrentado pelos corretores de seguros em meio à crise é a otimização dos seus modelos de vendas. Um dos principais exemplos é a troca das visitas presenciais pelo home office. 


Por isso, é imprescindível que o profissional saiba aproveitar as oportunidades do mundo digital, chegando aos seus clientes de maneira online. 


Utilizar o marketing digital 


Durante o estado de quarentena, podemos observar o crescimento do marketing digital para diversos segmentos do mercado. As “lives” no Instagram e Youtube são um ótimo exemplo do sucesso das estratégias digitais. 


No entanto, os corretores de seguros devem encontrar formas de divulgar seus serviços no ambiente online. Dessa maneira, é possível acompanhar a evolução digital para entender mais sobre as soluções que você vende e criar um laço de confiança com os seus clientes. 


Outra dica importante é marcar presença nos canais que o seu público-alvo costuma utilizar no dia a dia, seja por meio de conteúdos informativos ou anúncios pagos digitais. 


Por mais que a recente crise possa afetar uma série de mercados, o segmento de seguros tem condições de se reinventar para continuar garantindo a qualidade de vida e a proteção do patrimônio dos clientes.

Conheça a plataforma TGL

A plataforma TGL oferece toda a tecnologia e diversos benefícios para otimizar o trabalho dos corretores de seguro. 


Por meio de conteúdos exclusivos, a TGL é capaz de melhorar os resultados do processo de atendimento ao cliente desde o primeiro contato até o fechamento da apólice. 


Além disso, contamos com a ferramenta de Diagnóstico de Necessidades: com ela, é possível simular de maneira automática uma expectativa sobre quais coberturas são necessárias para cada perfil de cliente.


O Diagnóstico de Necessidades é uma ótima alternativa para agregar valor aos serviços e aumentar significativamente a conversão de novos clientes. 


Então se você é corretor de seguros não perca tempo e conheça a plataforma TGL agora mesmo!