Como funciona uma corretora de seguros

Você realmente sabe como funciona uma corretora de seguros?

Que um seguro é essencial para proteger seus patrimônios, isso você já sabe. Porém, o que muitos não sabem é como funciona uma corretora de seguros. Por que ela é essencial no momento da contratação desse serviço de proteção e qual suporte pode oferecer ao cliente.

A seguir, explicaremos mais detalhe para que você entenda como estes profissionais são essenciais para garantir que você e seus bens estejam sempre seguros. Continue lendo. 

O que faz uma corretora de seguros?

Uma corretora de seguros é uma empresa (pode ser uma pessoa física também), que é autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) a comercializar os produtos das seguradoras.

As seguradoras são as empresas que criam os serviços e garantem o pagamento das indenizações e todos os suportes. Já o corretor de seguros é a pessoa ou empresa que comercializa estes produtos e faz a ponte entre o cliente e a seguradora.

No entanto, algumas seguradoras possuem também seus próprios corretores de seguros para comercializar suas proteções.

Qual o papel do corretor de seguros?

A principal atribuição de um corretor de seguros é intermediar o processo de contratação de um seguro, analisando o perfil do segurado, os riscos aos quais ele está exposto, buscando, assim, o plano mais adequado, levando em conta o custo benefício e todas as vantagens e proteções presentes na apólice.

Os corretores (sejam pessoas físicas ou jurídicas) possuem atividade regulamentada pela Lei 4.594 de 29 de dezembro de 1964. Eles são os representantes legais dos clientes, intercedendo por eles perante a seguradora. Inclusive, possuem amplo conhecimento sobre as cláusulas específicas e os pormenores de cada produto, podendo prestar todo o suporte necessário quanto à contratação, renovação, sinistro, dentre outras especificidades.

A corretora de seguros é necessária na contratação de um seguro?

Independente de qual modalidade de seguro você optar, é obrigatória a presença de um corretor de seguro para representá-lo perante a seguradora e intermediar todo o processo.

Mesmo quando há a contratação online, até mesmo por inteligências artificiais que auxiliam no processo, sempre há um corretor de seguros responsável por todos estes clientes, habilitado para prestar apoio quando necessário.

Por que é importante contratar um bom corretor?

Apesar da facilidade em adquirir informação, os produtos financeiros como os seguros possuem características muito particulares e situações complexas que precisam ser analisadas por especialistas.

Em uma apólice de seguro, existem diversos itens que precisam ser avaliados com calma, como as coberturas, período de vigência do contrato, condições para renovação, quais os riscos não cobertos, condições para recebimento do prêmio, dentre outros.

Tudo isso precisa do olhar atento de uma corretora de seguros, que possui profissionais especializados e experientes, capazes de identificar as necessidades do cliente, além de possuírem expertise para avaliar todas as opções disponíveis no mercado.

Por este motivo, não é comum que bons corretores trabalhem apenas com uma seguradora. Geralmente, eles conhecem os produtos e têm relações estreitas com diversas delas, podendo, assim, encontrar sempre a melhor opção para o segurado.

Como escolher a corretora de seguros ideal?

Existem alguns itens que você pode avaliar para poder escolher a corretora ideal para você. Resumimos alguns deles a seguir:

O cadastro na SUSEP 

O primeiro ponto a se levar em consideração na hora de contratar uma corretora de seguros é se ela está devidamente cadastrada junto à Superintendência de Seguros Privados. O cadastro na SUSEP é um item obrigatório de acordo com a legislação brasileira, seja para o corretor, seja para a corretora. 

É possível consultar o cadastro por meio da internet, utilizando o site da SUSEP. 

As referências da corretora de seguros 

Você pode buscar por referências de quem já é cliente, conhecidos e, principalmente, se há reclamações do suporte na internet. 

Lembre-se de que, quanto mais clientes, mais fácil será consultar as referências da corretora de seguros. 

O suporte ao consumidor 

Além dos imprevistos, é muito comum surgirem dúvidas sobre a cobertura que você escolheu. Por isso, é imprescindível avaliar o suporte ao consumidor da corretora de seguros, que deve ser rápido e eficiente. 

Muitas corretoras oferecem suporte 24 horas, um diferencial extremamente útil, caso aconteça algum imprevisto. 

E, falando em suporte, se você ainda tem dúvidas e quer saber mais detalhes sobre algum tipo de seguro, pode entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas com nossos consultores especializados.

Estamos aqui para ajudar você a proteger seus bens mais preciosos.

corretora de seguros