Seguro de Doenças Graves: melhor que remediar, é prevenir

Como diz a velha frase: é melhor prevenir do que remediar. Principalmente se você trabalha, sustenta sua família, não pode correr o risco de ser pego de surpresa por alguma doença que pode lhe impedir de trabalhar e garantir o sustento daqueles que você ama.

Por isso é melhor prevenir e, de preferência, não dependendo apenas da previdência social caso você seja um trabalhador amparado pela CLT. Você precisa se resguardar de outras formas para não ser surpreendido.

Para você ter uma ideia, só em 2018, foram efetivadas 3,4 milhões de aposentadorias por invalidez pelo INSS. No entanto, muitos benefícios demoram a ser aceitos ou contam com valores irrisórios, visto a crise que enfrenta a previdência social em nosso país. 

Como, então, garantir que você e sua família tenham suporte médico e financeiro em caso de enfermidade? Para isso, o Seguro de Doenças Graves se torna uma excelente opção!

A seguir, explicaremos melhor como ele funciona e como esse produto pode dar mais tranquilidade para você e aqueles que ama.

Como funciona o Seguro de Doenças Graves?

Esse tipo de seguro funciona de maneira bem simples. Você faz a contratação de uma apólice e nela estão previstos diversos tipos de enfermidades. Se, porventura, você sofrer de alguma delas no futuro, recebe o valor do prêmio e as assistências contratadas.

Este tipo de seguro é excelente para quem quer ter garantia de renda e segurança, pois, em caso de doença incapacitante, o prêmio da apólice ainda permite que você mantenha uma renda, estando amparado até vencer esta enfermidade.

Contratar este tipo de seguro, então, se torna muito mais simples e garantido do que depender do sistema público de saúde ou, no caso dos trabalhadores com carteira assinada, das coberturas previstas pelo INSS.

Ainda que seja possível receber auxílio doença e aposentadoria devido a alguma enfermidade grave por meio do INSS, depender apenas disso é inseguro, visto que a burocracia para a concessão dos benefícios é imensa e ainda há a possibilidade de todo o sistema entrar em colapso por conta da crise financeira enfrentada pelo governo.

Que tipos de doenças graves este seguro cobre?

Cada tipo de apólice, a depender da seguradora que a oferece, possui uma lista de doenças cobertas ou não pelo seu plano.

Geralmente, são cobertos diferentes tipos de câncer, como leucemias e doenças malignas no sistema linfático, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, Alzheimer, dentre outras, que devem ser avaliadas juntamente com sua seguradora.

Para que o beneficiário tenha direito à indenização, a doença precisa ser diagnosticada depois do prazo de carência. Também é preciso que o segurado se encontre em vida pelos próximos 30 dias contados a partir da data do diagnóstico.

Também vale lembrar que apenas o primeiro diagnóstico definitivo de uma das enfermidades previstas na apólice é coberto. Ou seja, não é permitido o acúmulo de indenizações, caso o segurado contraia mais de uma doença grave.

A partir do momento em que a primeira doença é diagnosticada, você recebe seu prêmio e o seguro se dá por finalizado.

O Seguro Doenças Graves, no entanto, não cobre enfermidades previamente existentes antes da contratação da apólice e que já sejam de conhecimento do segurado – e que não tenham sido declaradas no momento da assinatura do contrato de adesão.

Como contratar e como fazer o resgate em caso de doença?

Caso o segurado seja diagnosticado com alguma doença grave, o pagamento do prêmio da apólice costuma ser rápido e sem muitas burocracias.

Serão exigidos alguns laudos médicos que comprovem a presença da doença e, geralmente no prazo de até 30 dias, o valor é liberado na conta do segurado.

Dependendo do tipo de apólice contratada e dos adicionais incluídos, é possível solicitar o pagamento de exames, medicamentos e outras despesas médicas.

Se você deseja fazer a contratação desse tipo de seguro, é simples: basta que você entre em contato com uma corretora de seguros de confiança, com experiência no mercado e expertise para fazer uma análise completa de suas necessidades.

Assim, após entender seu perfil e suas particularidades, o consultor pode propor as melhores opções de apólices para garantir total segurança para você e sua família.

seguro de doenças graves