Entenda melhor o que o Seguro SERIT pode fazer por você e sua família

Provavelmente você já ouviu falar na sigla SERIT, certo?

Todos nós corremos o risco de sofrer algum acidente e ter nossa capacidade produtiva interrompida. No entanto, trabalhadores com carteira assinada podem contar com algumas vantagens da CLT. Autônomos e profissionais liberais que não contribuem com a previdência social, podem se sentir desamparados.

Uma saída é contratar seguros que amparem o trabalhador em situações específicas. Um deles é o Seguro de Renda por Incapacidade Temporária (SERIT), que pode proporcionar o pagamento de diárias para o segurado que se encontra incapacitado de trabalhar. A seguir, explicaremos um pouco melhor como funciona esse produto e o que ele pode fazer de bom por você. Confira. 

O que é seguro SERIT?

O seguro SERIT é responsável por garantir a renda para trabalhadores autônomos em estado de incapacidade temporária. Ele também pode ser encontrado pelo nome DIT (Diária de Incapacidade Temporária).

Esse tipo de seguro é importantíssimo para trabalhadores autônomos ou profissionais liberais, como médicos, engenheiros, advogados, contadores, microempreendedores individuais e tantos outros que não possuem vínculo empregatício com alguma empresa ou órgão governamental.

Até mesmo um trabalhador segurado pela previdência social pode se beneficiar com um seguro SERIT, visto que é comum que o INSS só libere o pagamento após 45 dias. Além disso, o teto do pagamento é de pouco mais de 5 mil reais, por vezes, inclusive, limitado à 70% da renda do trabalhador.

O Seguro SERIT, por sua vez, não tem um limite, já que a indenização é calculada de acordo com a renda real do segurado. Vale lembrar que o recurso pode ser usado ainda como um complemento ao auxílio do INSS. Assim, você não precisa cobrir a totalidade da sua renda, mas só uma porcentagem dela, o que reduz o pagamento da apólice.

Para exemplificar melhor como esse seguro funciona, imagine um advogado que sofre com alguma doença, precisa parar de atender e, portanto, começa a perder dinheiro. Se ele não está vinculado a uma empresa, não tem direito a receber seguro por afastamento através do INSS, portanto, é necessário que pense em formas de se prevenir e garantir uma renda quando acontecer algum tipo de imprevisto.

Na opção de seguro SERIT, o segurado contrata um capital de acordo com sua renda mensal, levando em conta os seus gastos mensais. Dessa forma, um profissional autônomo que possua uma renda de R$ 9000 por mês pode contratar um seguro SERIT neste valor e, assim, em caso de sinistro, receberá um valor diários de R$ 300 ao dia, perfazendo, ao fim do mês, o valor total que ele receberia se estivesse trabalhando.

Como funciona a indenização do SERIT?

A indenização por incapacidade de trabalhar só será cumprida após o prazo estipulado pela franquia, ao se iniciar a contagem do período indenitário. No geral, o pagamento das diárias é feito no décimo dia útil do mês seguinte ao afastamento.

Mas isso só ocorre se tiverem sido apresentados todos os documentos necessários para comprovar que o segurado está afastado de suas atividades. Caso o período de afastamento seja superior a 30 dias, a indenização será feita a cada 30 dias.

Vale ressaltar que o seguro de renda por incapacidade garante o pagamento de até 360 diárias por evento – consecutivas ou não.

Além disso, algumas doenças e situações de incapacidade não são cobertas por este tipo de seguro. Com isso, é importante que você verifique no contrato de sua apólice quais as particularidades do seguro que está contratando e fique atento a todas as cláusulas.

As situações mais comuns onde o seguro não pode ser utilizado são em internações para exames de rotinas mais simples, períodos após uma alta médica, tratamentos para obesidade, cirurgias plásticas, doenças que já existiam antes da contratação do seguro, complicações decorrentes de doenças que geram deficiência imunológica como AIDS e hepatite, distúrbios mentais ou doenças psiquiátricas, doenças ou enfermidades decorrentes de atos ilícitos, dentre outros.

Contrate seu Seguro SERIT agora mesmo!

Não espere uma fatalidade ou imprevisto acontecer para entender a importância de estar completamente seguro. Se você quer saber tudo sobre o seguro SERIT, aproveite para ler este post. E se ainda tiver dúvidas, fale agora mesmo com nossos consultores e solicite uma cotação. Nossa equipe está preparada para avaliar todas as suas necessidades e encontrar uma solução com o melhor custo-benefício para você e sua família!

seguro serit