Previdência privada infantil: invista em quem você mais ama

Quando seus filhos crescerem, como garantir um futuro seguro e financeiramente estável para que eles tenham capacidade de se desenvolver, estudar, trabalhar, criarem suas famílias e ter uma vida confortável e feliz?

Essa é uma pergunta que todo pai e mãe se faz. Afinal, quando colocamos um filho no mundo, nos tornamos responsáveis por essa criança. Mas como garantir uma reserva financeira e o futuro da sua prole?

Dentre vários investimentos que você pode fazer para seus filhos, salientamos um: a Previdência Privada Infantil. A seguir explicaremos um pouco mais como ela funciona e como pode garantir um futuro tranquilo e próspero.

Primeiramente, o que é a previdência privada?

Já explicamos como funciona a previdência privada em um post anterior. Vamos replicar aqui alguns pontos importantes, para você entender melhor como ela funciona, antes de entender como investir em uma previdência privada infantil.

A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social, sendo oferecida por empresas, corretoras ou bancos. É perfeita para compor uma renda extra, servindo como um reforço para a aposentadoria fornecida pelo governo.

A previdência privada pode ser fechada, que geralmente são fundos de pensão oferecidos por empresas como benefício para seus funcionários, gerenciados por meio de uma fundação criada para este fim.

Muitas vezes, a empresa patrocinadora do fundo contribui para a aposentadoria dos cotistas, com uma quantia que pode chegar a 100% do valor do aporte de cada empregado.

Já os planos abertos são aqueles comercializados por corretoras e bancos para qualquer pessoa. Ao aderir a um plano de previdência, o beneficiário entra em uma espécie de poupança periódica, geralmente com aportes mensais, visando juntar recursos para receber, ao final do período contratado, seus rendimentos de uma vez só ou sob forma de uma renda mensal, assim como a aposentadoria comum.

Além disso, é importante saber que os planos da Previdência Privada não são todos iguais, existem dois tipos de tributação. Conheça um pouco sobre eles:

VGBL (VIDA GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE): Indicado para quem não possui uma renda muito alta. O imposto é refletido sobre a taxa de rendimentos. Ou seja, o seu montante principal não gerará impostos, apenas o que ele rendeu é que estará sujeito a tributação.

PGBL (PLANO GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE): Indicado para quem possui uma renda mais elevada. O dinheiro investido e aquele que seria pago ao governo em forma de imposto de renda ficam rendendo juros compostos. Porém, a tributação aplicada para retirar o dinheiro recairá sobre o dinheiro total.

Afinal, como funciona a Previdência Privada Infantil?

A previdência privada infantil segue muitas das características da previdência privada comum, no entanto, é voltada para crianças e, principalmente, para quando elas atingirem a vida adulta e não para a aposentadoria, como costuma ser a modalidade para os adultos.

Os planos costumam ter baixo investimento. Dessa forma, com uma pequena quantia por mês, já é possível conseguir um ótimo retorno que, no futuro, pode servir para bancar faculdade, primeiro carro, um imóvel ou outra despesa que surja quando seu filho atingir a adolescência.

E não são só os pais que podem fazer uma previdência privada infantil para seus filhos. País, avós, tios, padrinhos, também podem contribuir para o futuro dos pequenos.

Outra vantagem importante de quem escolhe esse tipo de investimento, é que é possível fazer a transmissão da herança de forma muito mais simples e prática, sem necessidade de inventário e demais burocracias e sem sofrer com o desconto de taxas.

Se o investimento tiver sido feito no nome dos pais, não é necessária a realização de inventário, nem outros custos e burocracias para a transmissão dos bens aos herdeiros.

Em caso de morte do titular do plano as seguradoras têm até 30 dias para pagar os valores do prêmio aos beneficiários.

Como contratar uma previdência privada infantil?

Agora que você já sabe como pode ser vantajoso e seguro para o futuro dos seus filhos uma previdência privada infantil, deve procurar uma consultoria em investimentos e seguros que possa lhe auxiliar a encontrar a melhor opção do mercado.

Existem diversos planos oferecidos por bancos e seguradoras. No entanto, só um profissional experiente conseguirá fazer uma análise das suas necessidades e encontrar o melhor produto.

Fale com quem conhece do assunto e poderá garantir um futuro tranquilo para seus filhos!