Previdência Privada x Poupança: qual a melhor opção hoje em dia?

Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com o futuro, especialmente quando o assunto é aposentadoria. Infelizmente, esse temor possui fundamentos, já que o Brasil acumulou um déficit previdenciário de R$195,4 bilhões  no primeiro semestre de 2020.


A crise causada pelo Covid-19 impactou a economia e a taxa Selic alcançou sua menor marca desde a criação. Dessa maneira, a poupança também foi atingida, diminuindo ainda mais seus rendimentos anuais. 


Nesse cenário, a pergunta que fica é simples: Previdência Privada ou Poupança, qual é a opção mais rentável hoje em dia?


Previdência Privada x Poupança qual é mais rentável?


A taxa Selic é responsável por medir e, principalmente, oferecer controles à inflação no Brasil. Hoje, ela está estipulada em 2,00%. Por isso, a poupança é uma opção cada vez menos rentável para quem deseja guardar para o futuro. 


Além disso, o mercado de Previdência Privada conta com soluções personalizadas de acordo com a sua realidade. Quem possui um perfil de investidor conservador pode contar com carteiras da renda fixa, já os perfis mais arrojados podem se interessar pelos FOFs. 


Em grande parte dos casos, a Previdência Privada apresenta um desempenho de rendimentos melhor para quem busca o longo prazo.


Como escolher a melhor Previdência Privada?


Em meio a tantas opções, diversas atualizações na legislação trabalhista brasileira e outros fatores, pode parecer difícil encontrar a melhor Previdência Privada, certo?


Pensando nisso, elaboramos um pequeno questionário para nortear sua decisão: 


Identifique seu perfil de investidor


O perfil de investidor leva em consideração 3 fatores: segurança, rentabilidade e liquidez. Para identificar o seu, é possível responder um questionários para mapear quais são os pilares mais importantes para você. 


No mercado de investimentos, é normal abrir mão de parte da segurança, liquidez ou rentabilidade para atingir um determinado objetivo. E o que você está disposto a deixar de lado diz tudo sobre seu perfil de investidor! 


Após identificar o seu perfil de investidor, você deve buscar uma previdência privada que se adeque às suas necessidades. 


Conheça as opções disponíveis 


Na Previdência Privada, é possível escolher o valor que será investido e a periodicidade das contribuições mensais, e muitos planos estipulam as quantias mínimas para investir. 


Outra dica é conferir o tempo de carência em casos de desistência e portabilidade, além das taxas de administração da corretora. 


No Brasil, existem dois tipos de previdência privada: 

  • Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) onde não há descontos da base de cálculo do Imposto de Renda;
  • Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) onde há possibilidade de deduzir valores no Imposto de Renda. 



Conte com o auxílio de especialistas


Para escolher uma previdência privada é preciso levar uma série de fatores em consideração, além das diversas alternativas disponíveis no mercado. Pensando nisso, nós da TGL oferecemos um serviço de consultoria previdenciária de excelência.


Nossa equipe de especialistas realizará o levantamento completo da sua situação, desde a sua inscrição, contagem de tempo para aposentadoria, levantamento de débito, revisão de benefícios. 


Além disso, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre as novas regras de previdência estabelecidas pela reforma trabalhista. Entre em contato agora mesmo para começar a planejar o seu futuro!