Quais fatores interferem na cotação de seguro?

Existem vários tipos de seguros, cada um indicado para uma necessidade específica. No entanto, independente da cobertura contratada, todos os seguros possuem alguns fatores que influenciam diretamente na hora da cotação. 


Por isso, o preço de um determinado seguro pode variar bastante de acordo com o perfil do segurado, a seguradora escolhida e uma série de outros fatores.


Neste artigo, vamos te ensinar quais são esses fatores e como eles podem interferir na cotação e no valor do seguro que você pretende contratar. Continue lendo! 


Principais fatores que interferem na cotação de seguros


Apesar de alguns seguros possuírem fatores específicos que interferem na cotação, também existem outros fatores em comum: 


Coberturas e assistências


As coberturas básicas e adicionais que serão contempladas influenciam diretamente na precificação do seguro. Por isso, um seguro que não cobre acidentes e nem terceiros, normalmente, custará menos. 


Quanto mais coberturas e assistências, maior será o preço final do seguro. 


Perfil do segurado 


O perfil do seguro é outro fator de extrema importância na hora da cotação. No caso do seguro auto, a idade influencia diretamente no valor, já que motoristas maiores de 25 anos pagam menos que aqueles com idade entre 18 a 25 anos, uma vez que o índice de sinistralidade é maior entre os jovens, geralmente causado pela falta de experiência no trânsito. A idade do segurado também pode aumentar ou diminuir o valor do seguro de vida. 


Além disso, muitas seguradoras costumam oferecer descontos para quem tem mais de dez anos de habilitação nos seguros auto. 


Questão de gênero também interfere na cotação: isso acontece pois os homens se envolvem mais em sinistros quando comparados às mulheres. A probabilidade de doenças e a expectativa de vida menor também explicam porque isso ocorre. 


A família do segurado 


A família do segurado também pode interferir na hora da cotação, principalmente em seguros de vida, auto e residencial. No geral, quem tem filhos menores de idade podem pagar menos em alguns tipos de seguros. 


A seguradora 


Existem diversas seguradoras no mercado, cada uma oferece uma gama de benefícios, preços e condições de pagamentos. Por isso, é imprescindível contar com a experiência de uma corretora de seguros para te auxiliar na melhor escolha. 


Vale ressaltar que, além de buscar por um preço mais em conta, o corretor possui o conhecimento para indicar a seguradora ideal para suprir as suas necessidades.


Estilo de vida  


Nos questionários enviados no momento da cotação do seguro, também existem perguntas relacionadas ao estilo de vida do segurado. No casos em que o contratante pratica algum tipo de esporte radical, é possível que o valor final do seguro seja mais caro. 


Algumas profissões são consideradas de risco pela seguradoras, como pilotos de automóveis, agentes penitenciários, garimpeiros, entre outros ofícios. Então, não deixe de conferir a lista completa com a seguradora que você escolher. 


Essa foi a lista com os principais fatores que interferem na hora de cotação. Dependendo do tipo de produto que você deseja, é possível que outras características possam afetar o valor do seu seguro. 


Por isso, é imprescindível contar com a ajuda de uma corretora de seguros para encontrar o produto mais adequado para o seu perfil e garantir a proteção da sua família e do seu patrimônio.


Não perca tempo e garanta a sua proteção e de quem realmente é importante com a ajuda da TGL, entre em contato agora mesmo