Renovação de seguros: 5 pontos que você deve avaliar

Você já deve saber que ter um seguro é essencial para estar protegido contra qualquer imprevisto em diversas ocasiões. O que muita gente não dá tanta importância é o momento de fazer a renovação de seguros.


É importante que você fique sempre atento à renovação do seu seguro e entenda o que é importante observar neste momento. Ao fazer uma boa avaliação, nesta hora você pode conseguir descontos, condições melhores, coberturas mais abrangentes, dentre outras vantagens.

Vamos citar, a seguir, alguns pontos importantes que você deve avaliar para que sua apólice possa garantir os melhores benefícios e toda segurança que você, seus bens e sua família precisa.

 

1 - Analise outras opções


Ao ir em busca da renovação com antecedência, você pode avaliar outras opções de coberturas, incluindo itens que podem ser importantes, bem como excluindo pontos que não são necessários.


Você pode também avaliar a troca de seguradora, buscando um serviço de maior qualidade. Fale com seu corretor de confiança para que ele possa fazer uma análise das suas necessidades e das opções disponíveis no mercado.


O mercado de seguros é amplo e possui diversos detalhes importantes de serem analisados durante a contratação do serviço. Por isso, quanto mais tempo você tiver para fazer uma análise detalhada das suas opções, melhor para você.

 

2 - Avalie quais são as vantagens, bonificações e descontos


A maioria das corretoras de seguros oferecem alguns benefícios para aqueles clientes que fazem a renovação do seguro.

Fale com o seu corretor e avalie quais vantagens a sua atual corretora pode oferecer. Geralmente são concedidos descontos caso não tenha ocorrido nenhum sinistro durante a vigência do contrato.


Vale lembrar que, em muitos casos, a bonificação que você receberia de sua seguradora atual pode ser repassada para uma nova seguradora, caso você opte por fazer uma troca.


Muitas delas avaliam que você teve um bom relacionamento com a seguradora anterior, não gerou sinistros, nem outras complicações e, portanto, poderão te oferecer as mesmas ou até melhores condições que a sua antiga prestadora de serviço. Por isso é tão importante levar em conta a primeira dica: analisar outras opções.


Além disso, existem mais vantagens que uma seguradora pode oferecer em suas apólices. No caso de um seguro de carro, por exemplo, pode haver o benefício de guincho 24 horas, carro reserva, serviço de chaveiro. Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis.

 

3 - Atendimento


Este é um dos pontos mais importantes. O atendimento vai fazer a diferença para que você consiga encontrar a melhor solução na hora da contratação e renovação e, principalmente, no momento que ocorrer algum sinistro.


Por isso, antes de contratar qualquer corretora de seguros, até mesmo online, avalie como é a forma de atendimento dela.


Quais os canais de comunicação ela oferece ao seu segurado? Esse atendimento é rápido? Seus profissionais são bem treinados para prestar suporte em qualquer situação?


Você pode fazer essa avaliação perguntando para outros clientes da mesma empresa, usando as redes sociais para verificar nas páginas e perfis dela o que os clientes comentam. Existem também ferramentas como o Reclame Aqui que pode ajudar a mostrar mais dados e reclamações sobre a corretora que você deseja contratar.

 

4 - Formas de pagamento


Esse é mais um ponto importante de ser levado em conta. As corretoras e seguradoras oferecem diversas formas de pagamentos como boletos, depósito em conta, cartão de crédito, etc.


Algumas ainda oferecem vantagens adicionais como parcelamentos e opções sem juros. Outras vão além, e apresentam cartões de crédito próprios que podem ser solicitados pelo segurado e adicionam diversas vantagens, descontos e bonificações, como descontos em lojas e cinemas, por exemplo.

 

5 - Precisa de ajuda para renovar seu seguro?


Se você não tem muita expertise, nem paciência para cuidar de todos os detalhes de uma renovação de seguro, fale com quem entende!


Entre em contato com um consultor especializado. Ele poderá lhe ajudar a identificar todos os pontos importantes, renovando seu seguro com o melhor custo-benefício e pensando sempre na segurança e bem-estar da sua família.