Seguro Auto para deficientes: entenda como é feito

O Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Boa parte delas já está inserida no mercado de trabalho, vive uma vida normal e, assim como qualquer outra pessoa, também precisa se locomover.

Uma opção para manter a independência e facilitar a locomoção dos deficientes é a compra de um veículo, que, segundo a Lei N° 8.989/95, pode ser adquirido com até 30% de desconto. Só em 2018, foram mais de 180 mil veículos vendidos em versões adaptadas para PCD.

E quem compra um automóvel também tem a intenção de proteger este bem. É possível, portanto, segurar o veículo de um deficiente físico, atentando para alguns detalhes que veremos a seguir.

Diferenças entre seguro auto comum e para deficientes físicos

A principal diferença entre o seguro auto comum para aqueles voltados para deficientes físicos é em relação ao carro, visto que eles sofrem adaptações para poderem servir melhor às necessidades específicas de cada pessoa.

Essas mudanças geram também uma alteração no modo como as seguradoras avaliam o cliente e o seu veículo. Todas as adaptações que o item sofrer devem ser informadas ao corretor para a avaliação. Caso sofra algum sinistro e uma alteração não tenha sido informada, pode não haver o pagamento da indenização.

Pagamento de indenizações para veículos com isenção fiscal

Como estes veículos adquiridos por pessoas com deficiência possuem isenção fiscal, ao contratar o seguro auto, o segurado precisa ficar atento a todas as cláusulas e condições estipuladas.

Como o veículo foi adquirido por um valor menor, por conta das isenções fiscais, algumas seguradoras exigem o pagamento dos impostos que foram deduzidos, caso aconteça algum sinistro integral. Para receber o valor referente a 100% da tabela FIPE do carro, será necessário o pagamento dos impostos que foram retirados no momento da compra.

Algumas seguradoras possuem produtos que garantem o pagamento de 100% da tabela FIPE sem a necessidade de restituição dos impostos, já que esses valores acabam sendo embutidos no valor final da apólice de seguro contratada. Nesse caso, o segurado precisa apenas providenciar as guias para a seguradora fazer o pagamento dos impostos.

Em caso de sinistros com recuperação ou danos inferiores a 75%, não existe a perda total e, portanto, serão apenas reparadas ou repostas as peças danificadas, não sendo necessário o pagamento destas diferenças referentes a isenção fiscal.

O condutor do veículo precisa ser deficiente para contratar este tipo de seguro?

Tanto a compra do carro com isenção fiscal, quanto a contratação de um seguro auto para PCD não exigem que o condutor principal seja o deficiente em questão. Porém, o veículo deve obrigatoriamente ser usado em benefício deste indivíduo.

O condutor deve ser um motorista autorizado e responsável pela locomoção desta pessoa que apresenta deficiência. Inclusive, ao fazer o seguro auto, será necessário que o nome do condutor ou condutores sejam indicados no formulário de solicitação da apólice.

Coberturas para equipamentos e outros adicionais

Ao fazer a contratação do seguro auto para deficientes é importante também levar em conta quais os equipamentos e modificações estão instaladas no carro, sendo interessante que sejam contratadas apólices que cubram danos aos mesmos.

Alguns tipos de equipamentos para deficientes podem custar mais de 30 mil reais! Por isso, é muito importante que o seguro consiga cobrir estes itens.

Além disso, é interessante contar com coberturas extras como guinchos, carro reserva, serviço de chaveiro, dentre outras que possam ser de interesse do segurado.

Contrate uma corretora de qualidade

Para te ajudar a escolher o melhor seguro para o seu carro, é essencial contar com o apoio de uma boa corretora de seguros.

Uma equipe bem treinada e eficiente pode fazer uma análise completa das suas necessidades, ajudando você a encontrar o seguro com o melhor custo-benefício.

Fale com o nosso time de especialistas e veja como a TGL Consultoria pode ajudar você a manter seu veículo seguro sempre!

seguro auto para deficientes