De acordo com reportagem da BBC Brasil (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45492337) a cada 20 minutos um médico é acusado de erro no nosso país. “Acusações referentes a erro médico somaram 70 novas ações por dia no país”, afirma outro trecho da mesma reportagem. Porém, sabemos que muitas dessas acusações são infundadas, e, muitas vezes, podem ter sido motivadas por pacientes mal orientados e ou desinformados.

O fato é que no Brasil os médicos correm sério risco de processos judiciais e com isso ter impactado seu maior patrimônio: a credibilidade. Além da imagem, contratar um advogado especialista em casos que envolvem a medicina será outro grande transtorno, já que os honorários nesses casos são altos.

Exatamente com o intuito de cuidar e proteger os médicos nessas situações, que existe o seguro de responsabilidade civil profissional (RC Profissional). O seguro de responsabilidade civil, ao contrário do que se pensa, vai muito além de indenizar uma decisão judicial, ele busca tirar o médico do risco maior o risco da condenação, pois até o momento que o médico é condenado, não existe constatação de erro.  Para evitar uma condenação é primordial uma boa defesa. E, como dissemos acima, defesa especializada custa caro.

O RC profissional, diante de um eventual acionamento, custeia a defesa com advogados especializados e proporciona a realização de perícias e confecções de laudos, que podem comprovar a inexistência de erro em caso de ações infundadas. Nas situações que ficam caracterizadas que houve nexo causal, dano efetivo motivado por negligência, imperícia ou imprudência, além da defesa o seguro contempla a confecção de um acordo.

O RC Profissional atua preventivamente, com a articulação de uma defesa muito bem-feita, quando não existe embasamento e um acordo quando fica caracterizado que realmente houve um dano, evitando assim que a situação caminhe para o judiciário. Vale ressaltar que na infelicidade de uma condenação, a seguradora realiza a indenização dentro dos limites contratados.

O seguro de responsabilidade civil é um seguro completo, pois cobre todo e qualquer tipo de erro, imperícia, imprudência ou negligência. A solução cobre ainda danos morais, danos corporais e lucro cessante. E em qualquer esfera que o médico seja acionado, seja na esfera cível, na esfera administrativa e espera criminal.

Além de toda segurança que o RC profissional já traz, a TGL Consultoria Financeira possui contrato com uma estrutura jurídica especializada, que presta um serviço de assistência 24 horas, com o objetivo de sanar dúvidas atinentes a sua relação com o paciente decorrente do ato profissional e intercorrências do dia a dia. Essa estrutura jurídica é composta por uma equipe multidisciplinar com advogados, médicos e peritos, que conhecem muito bem o que está contemplado junto ao conselho regional e federal de medicina e o que está previsto na literatura. Assim eles conseguem montar uma defesa, que vai tirar o médico de uma situação delicada junto ao judiciário ou conselho.