As Demonstrações Contábeis Para Fins Gerenciais
As Demonstrações Contábeis Para Fins Gerenciais
A contabilidade acompanha o homem em todas as fases da história sempre com o foco voltado para o patrimônio e suas variações, se adaptando ao longo do tempo para melhor registrar, evidenciar e ajudar os usuários das informações contábeis nos objetivos a serem alcançados.
No atual cenário de crise, competitividade e mudanças, as organizações necessitam de ferramentas mais efetivas de controle do patrimônio e decisões baseadas em dados confiáveis para permanecerem atuantes no mercado.
As Demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Balancetes, Demonstração de Fluxo de Caixa, entre outras) representam em valores o Patrimônio (bens, direitos e obrigações) de uma entidade e sua análise é um conjunto de técnicas que fornecem as empresas, independente do seu ramo de atuação, informações de cunho patrimonial, econômico e financeiro.
Através da informação corretamente evidenciada nas demonstrações contábeis é possível projetar indicadores e índices, a fim de obter previsibilidade para alcançar os resultados almejados, em outras palavras, analisar as demonstrações contábeis é submeter a empresa a um exame patrimonial passado, no intuito de planejar um futuro com perspectivas sólidas, auxiliando os usuários das demonstrações contábeis em suas tomadas de decisões.
Um exemplo, é quando aplica-se o índice de liquidez às demonstrações contábeis, que demonstra a solvência ou a capacidade da entidade honrar suas obrigações. Um outro índice muito importante para conhecimento gerencial, é o índice de prazo médio dos recebimentos, que indica o número médio de dias que a empresa leva efetivamente para receber suas vendas.
Infelizmente, a análise das demonstrações contábeis não é fator de influência preponderante para a tomada de decisão em muitas empresas, sendo elaboradas quase que unicamente para atender o fisco em diversas obrigações acessórias. Desse modo, informações relevantes e de extrema importância obtida na análise dessas demonstrações são desconhecidas ou julgadas desnecessárias por esses gestores.
Nos últimos anos, o Brasil vem vivenciando mudanças profundas em sua economia, o que afeta positivamente e negativamente diversos mercados. Fatos no ambiente interno e externo da empresa exigem um estudo mitigado sobre impactos patrimoniais, econômicos e financeiros, ocasionados na vida da entidade.
Portanto, a análise das demonstrações contábeis, associada a análise de índices, certamente auxiliam os gestores e empresários nas táticas e estratégias para o seu empreendimento.