Perfil Financeiro

Perfil Financeiro

Você sabe qual é o seu perfil financeiro? Não? Fique tranquilo, pois este artigo irá ajudá-lo a identificar seu perfil e aprimorar sua vida financeira.

Perfil Financeiro

O perfil financeiro é o conjunto de comportamentos que cada pessoa possui ao lidar com seu dinheiro. 

Através da forma como você se relaciona com seu dinheiro, é possível identificar qual é o seu perfil. Mas fique tranquilo, nenhum perfil é permanente. Todos podem mudar, deixando os ruins e se aproximando dos bons, à medida que ganhe conhecimento financeiro. 

Existem 5 perfis financeiros, sendo eles: 

  • Gastador;
  • Poupador;
  • Desligado;
  • Descontrolado;
  • Financista.

Gastador

O perfil gastador, como o próprio nome sugere, gasta. Esse perfil se aplica a pessoas que normalmente consomem todo o seu dinheiro. Gostam de ostentar seus gastos, compartilhando frequentemente os lugares em que estão e as experiências que vivenciam.

Outro ponto desse perfil é que muitos dos seus gastos são feitos na tentativa de agradar outras pessoas. Em muitas vezes, até mesmo quando compram coisas para si mesmos, a motivação desses gastos parte da vontade de agradar e ser aceito por outras pessoas.

Esse perfil também é visto como imediatista, ou seja, possui muita dificuldade em pensar no médio e longo prazo, realizando a maior parte de suas compras no curtíssimo prazo.

O ponto negativo desse perfil é que ele fica exposto ao risco do endividamento, uma vez que gasta tudo o que ganha.

Uma forma de sair desse perfil é lidar com os ganhos e gastos de forma mais racional, avaliando sempre a necessidade ou não de realizar alguma despesa e considerando qual sentimento está impulsionando o momento de gastar o dinheiro.

Poupador

Os poupadores possuem muita facilidade em cortar gastos. Não se incomodam em viver com o mínimo necessário. Por serem poupadores, gastam menos do que ganham. Geralmente, têm dinheiro sobrando e não passam por dificuldades financeiras.

Um ponto negativo é que a economia é feita sem objetivo claro. Não estabelecem metas claras específicas para a economia que estão realizando.

Outro perigo é que eles correm o risco de deixar de aproveitar os benefícios que o dinheiro pode proporcionar, uma vez que guardam todo o seu recurso.

Esse perfil precisa buscar o equilíbrio, estabelecendo objetivos claros para suas economias, e se permitir experimentar boas experiências. 

Desligado

Este perfil se aplica às pessoas que são completamente desligadas quanto à sua vida financeira, não se preocupando com o andar de suas finanças.

Normalmente, não sabem o quanto ganham nem o quanto gastam. Todo mês, o total gasto é sempre uma surpresa. Um ponto positivo é que eles gastam menos do que ganham. 

Esse perfil não tem o menor interesse em saber como suas finanças se comportam. Registrar receitas e gastos, realizar planejamento, para ele é algo muito chato. 

Mesmo sendo desligado quanto à sua vida financeira, não é comum esse perfil ficar endividado, pois via de regra, as suas despesas cabem no seu orçamento.

Por não possuírem objetivos claros, eles poupam apenas o que sobra no final do mês, mas um dos grandes problemas é que nem sempre pode sobrar dinheiro para ser poupado, o que pode colocar esse perfil em grandes dificuldades.

Um ponto importante é que esse perfil, ao realizar gastos maiores, não os realiza de forma planejada, bastando possuir algum valor mais relevante poupado para destiná-lo a gastos maiores.

Um amenizador desse perfil é que ele possui folgas financeiras, ou seja, espaço para cortar gastos caso seja necessário.

O seu principal ponto de melhoria é estabelecer objetivos claros para facilitar o direcionamento dos seus ganhos para alcançar seus objetivos, além de começar a acompanhar e administrar a sua vida financeira.

Descontrolado

O perfil descontrolado se aplica às pessoas que gastam mais do que podem. Este perfil está constantemente buscando renegociar dívidas, sempre envolto em uma bola de neve financeira, apertado de todos os lados.

Ele é extremamente imediatista, preferindo realizar seus gastos o mais rápido possível. Alegam que não conseguem organizar sua vida financeira devido à sobrecarga de tarefas, o que os impede de dedicar tempo a essa organização.

Este perfil é o mais desafiador, pois para sair dele, será necessário um esforço profundo, alterando completamente seus hábitos financeiros e padrão de vida.

Financista

Os financistas possuem controle total de sua vida financeira. Sabem muito bem o que é um investimento, o impacto da inflação, entre outros pontos.

Eles têm facilidade em elaborar seu próprio planejamento financeiro, estabelecer metas e alcançar objetivos.

Normalmente, conseguem executar os objetivos que estabeleceram e possuem conhecimento financeiro. São amigos das planilhas ou de qualquer outra ferramenta que sirva para organizar e controlar sua vida financeira.

Eles precisam apenas tomar cuidado para não serem os chatos da mesa, uma vez que gostam muito de falar sobre finanças.

Considerações finais

E aí? Conseguiu identificar o seu perfil financeiro? À medida que você ganha conhecimento e o aplica à sua vida financeira, poderá mudar de perfil, saindo de perfis ruins e indo para perfis melhores. 

Acompanhe suas finanças e dedique tempo para organizar sua vida financeira, pois, sem dúvida, isso o auxiliará a alcançar seus objetivos

Você gostou do conteúdo?
Você pode encontrar em contato diretamente com Marcelo!
Marcelo Barroso
Marcelo Barroso Consultoria Tributária PF